Hidrogênio Verde une Neoenergia e Honda no Brasil

Hidrogênio Verde une Neoenergia e Honda no Brasil

A Neoenergia e a Honda anunciaram uma colaboração estratégica para impulsionar o desenvolvimento de iniciativas baseadas em hidrogênio verde (H₂V). De fato, o foco da parceria é a aplicação da tecnologia na mobilidade urbana e no transporte comercial no Brasil, um passo fundamental para a descarbonização do setor.

Essa aliança une a expertise de uma gigante da transição energética com a de uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Como resultado, o objetivo é criar um ecossistema viável para o uso do hidrogênio verde, posicionando o Brasil como um protagonista na mudança para combustíveis limpos.

Um Projeto Pioneiro com Hidrogênio Verde em Brasília

A parceria será desenvolvida no primeiro posto de abastecimento com hidrogênio verde da Neoenergia no país, localizado em Brasília (DF). O projeto integra o Programa de PDI da Aneel e, além disso, conta com um investimento em energia limpa no Brasil superior a R$ 30 milhões.

A inauguração do posto de abastecimento H₂V em Brasília está prevista para dezembro de 2025. Nesse contexto, a Honda se juntará ao projeto para fomentar a pesquisa e realizar demonstrações, explorando oportunidades conjuntas na produção e uso do hidrogênio verde.

Testes com o Honda CR-V: Mobilidade com Hidrogênio Verde

Especificamente na estação de abastecimento, as empresas realizarão testes e validações técnicas com o modelo carro a hidrogênio Honda CR-V e:FCEV. Trata-se de um SUV híbrido plug-in equipado com uma célula de combustível a hidrogênio verde, uma das mais avançadas tecnologias da montadora.

O período de testes com o automóvel terá a duração de seis meses. Com isso, as empresas buscam desenvolver alternativas que ajudarão no processo de descarbonização do setor automotivo brasileiro. A meta comum é, afinal, atingir a neutralidade de carbono até 2050.

A Visão Estratégica dos Líderes

Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, destacou o compromisso da empresa com a inovação. “Essa colaboração reforça nosso compromisso com soluções que aceleram a descarbonização. Ao lado da Honda, portanto, somamos forças para desenvolver tecnologias sustentáveis”, afirmou.

Da mesma forma, Arata Ichinose, CEO da Honda Automóveis do Brasil, expressou entusiasmo com a parceria. “O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento do hidrogênio verde. Com mais de três décadas de pesquisa nesse campo, acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais”, disse ele.

Hidrogênio Verde: O Combustível do Futuro

O hidrogênio verde é produzido por meio da eletrólise da água, utilizando energia de fontes renováveis. Ele se destaca, sem dúvida, como uma solução promissora para descarbonizar setores de difícil eletrificação, como o transporte pesado e a indústria de base.

A Iberdrola, empresa que controla a Neoenergia, é uma das líderes globais neste segmento e já opera projetos semelhantes na Europa. A aposta no Brasil, portanto, reforça o potencial do país como referência em hidrogênio verde e tecnologias emergentes.

Como Funciona a Tecnologia de Hidrogênio Verde

A tecnologia usada nos veículos a hidrogênio verde se baseia em células de combustível. Nelas, o hidrogênio do tanque reage com o oxigênio do ar para gerar eletricidade. Essa energia, por sua vez, alimenta a bateria e o motor elétrico do veículo.

Todo o processo ocorre de forma silenciosa e eficiente. O mais importante, contudo, é que ele não emite gases poluentes, pois o único subproduto liberado pelo escapamento é água. Isso torna o hidrogênio verde uma das tecnologias mais limpas para a mobilidade.

A Honda lidera há mais de 30 anos o desenvolvimento de tecnologias baseadas em hidrogênio verde. Justamente por isso, a empresa vê o elemento como um pilar para atingir sua meta de neutralidade de carbono, investindo em diversas aplicações.

Fontes de referência:

Alguns artigos que você vai gostar:

 

Redação Equipe Descriptografia Blog

Redação Descriptografia

O seu Portal de Informações e Notícias em primeira mão sobre: Tecnologia, Gadgets, Reviews, IA e Empreendedorismo Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *