Nvidia Bolha de IA: Michael Burry Alerta que a História da Cisco Pode se Repetir
O investidor Michael Burry, famoso por prever a crise de 2008, intensificou suas preocupações com uma possível Nvidia bolha de IA. De fato, ele traça um paralelo alarmante entre a Cisco durante a bolha pontocom e a gigante da tecnologia atual, sugerindo um risco de colapso no setor de inteligência artificial.
Em sua primeira publicação no Substack, por exemplo, Burry descreve o boom da IA como uma “loucura gloriosa”. Nessa publicação, ele aponta a Nvidia como um prenúncio de quando a Nvidia bolha de IA deve estourar.
Um Padrão Histórico que Aponta para uma Nvidia Bolha de IA
Burry lembra que, durante o boom das empresas pontocom, a indústria era definida por empresas lucrativas. Naquela época, os “Quatro Cavaleiros” eram Microsoft, Intel, Dell e Cisco. Hoje, por outro lado, ele aponta para cinco cavaleiros da era da IA: Microsoft, Google, Meta, Amazon e Oracle.
O investidor destaca a Cisco como a empresa que esteve no epicentro da bolha pontocom. Na verdade, suas ações dispararam 3.800% entre 1995 e 2000. No entanto, suas ações despencaram mais de 80% quando a bolha estourou. Para Burry, a história está se repetindo, alimentando a narrativa de uma Nvidia bolha de IA.
“E mais uma vez há uma Cisco no centro de tudo”, escreveu ele. “O nome dela é Nvidia.” Essa comparação da Nvidia com a Cisco na bolha pontocom é, sem dúvida, o cerne de suas preocupações.
Apostas Agressivas Contra a Nvidia Bolha de IA
Burry tem expressado seu ceticismo em diversas postagens, questionando as avaliações de empresas de tecnologia, em especial a Nvidia. Ele critica a longevidade de seus chips, reforçando, consequentemente, o temor de uma Nvidia bolha de IA.
Recentemente, seu fundo de hedge, Scion Asset Management, comprou mais de US$ 1 bilhão em opções de venda contra a Nvidia e a Palantir. Essa aposta, que lucra com a queda de um ativo, sinaliza, portanto, sua forte convicção sobre o futuro da Nvidia segundo investidores céticos.
O Escrutínio sobre a Nvidia Bolha de IA se Intensifica
Assim como a Cisco há 25 anos, a Nvidia se tornou a empresa mais valiosa do mundo. Esse valor também preocupa Lisa Shalett, do Morgan Stanley, que teme um “momento Cisco“. Isso porque a questão do financiamento circular em empresas de IA é um dos principais pontos de alerta.
Shalett aponta para o entrelaçamento das empresas em torno da Nvidia, criando um ciclo de investimentos cruzados. Como resultado, bilhões de dólares são passados de uma empresa para outra, inflando artificialmente o ecossistema e aumentando os riscos de uma Nvidia bolha de IA.
A Defesa da Nvidia
A Nvidia, por sua vez, rechaça as críticas. Afinal, a empresa reportou outro trimestre de lucros recordes. Além disso, a diretora financeira, Colette Kress, rebateu a alegação de Burry sobre a vida útil dos chips, afirmando que o hardware é duradouro.
O CEO Jensen Huang também minimizou as preocupações sobre uma Nvidia bolha de IA. Ele afirmou que a empresa reinventou a computação e que a modernização da infraestrutura global garantirá uma demanda sustentável, afastando, dessa forma, o fantasma de uma bolha.
Apesar da defesa da empresa, as preocupações de Michael Burry com o mercado de IA ecoam em um mercado de ações cada vez mais cauteloso. A questão, portanto, permanece: estamos testemunhando uma transformação duradoura ou a repetição de um ciclo de euforia e colapso?
Fontes de referência:
- ‘The Big Short’ investor Michael Burry on an AI bubble: ‘There is a Cisco at the center of it all … Its name is Nvidia’
- This Thanksgiving’s real drama may be Michael Burry versus Nvidia
- Nvidia spat with Big Short investor Burry highlights AI bubble fears
Alguns artigos que você vai gostar:
- Análise On-Chain do Bitcoin – Venda de Investidores Senior
- Preço do Bitcoin – Otimismo do Mercado está Longe do Ideal
- Integração do Apple Pay para compra de Bitcoin
- A Guerra pelo Bitcoin: JP Morgan vs. MicroStrategy
- Críticas de Michael Green ao Bitcoin (Fracasso ou Revolução?)

